Comprar pneus de carro é fácil. O difícil é encontrar o pneu ideal para o seu carro. Se você comprar o pneu errado, pode acabar prejudicando o desempenho do seu veículo. Como os pneus de carros geralmente precisam ser substituídos a cada três ou quatro anos, nesse artigo você irá encontrar algumas dicas para garantir a compra correta.
Existem diversos modelos diferentes de pneus disponíveis no mercado. No site da Saga Pneus, por exemplo, são mais de 100 exemplares. Dito isso, pode ser um pouco difícil saber qual o pneu ideal para seu carro. Escolher o pneu correto pode oferecer mais estabilidade, confiança, conforto e durabilidade.
Como saber se preciso de pneus novos?
Antes de você se perguntar quando trocar o pneu, você deve descobrir se realmente precisa. Se seu carro está puxando para um lado só, escorregando ou não freando com rapidez, pode ser que o problema não esteja nos seus pneus, ou no máximo seja necessário calibrar os pneus.
Será que os pneus estão careca? Faça o teste da moeda!
Dica: Pegue uma moeda de R$1 e insira na parte mais desgastada do seu pneu, entre os sulcos. Se a margem dourada desaparecer, quer dizer que os pneus ainda podem ser usados. No entanto, se a parte dourada da moeda ficar à mostra, significa que o pneu já pode ser trocado pois já foi gasto.
Como escolher o pneu correto
Os primeiros passos na hora de comprar pneus novos é saber o tipo de carro que você possui e conferir as medidas corretas do produto, que podem ser encontradas no próprio pneu ou no manual do veículo.
Um outro ponto importante é parar e pensar qual a finalidade do pneu, ou seja, para que você irá usá-lo? Pode ser para passeio, para trabalho, para fazer longas viagens em estrada, para fazer trilhas off-road, enfim, as finalidades são diversas e é importante ter isso bem definido pois esse ponto é decisivo para adquirir o pneu ideal.
Pode parecer uma tarefa trabalhosa mas a Saga Pneus está aqui para simplificar esse processo. Vamos lá?
- Identifique qual o tipo do seu carro
A escolha dos pneus corretos envolve muito mais do que encontrar aqueles que se encaixem e colocá-los em prática. Você precisa observar os requisitos mínimos do seu veículo, como você dirige, suas expectativas para a vida útil dos pneus e o local em que você irá dirigir a maior parte do tempo, tal como a superfície em que você viaja.
Seus pneus fazem mais do que apenas carregar o peso do seu carro. Espera-se que eles lhe deem tração quando você precisar ir, permitir que o carro dirija com confiança e tenha aderência máxima ao frear. Eles precisam fazer tudo isso em condições de pista seca ou molhada, sem fazer muito barulho e sem prejudicar a economia de combustível.
Cada tipo de veículo tem seu pneu ideal e para isso você precisa saber qual é a categoria do seu veículo (passeio, SUV, vans, furgões, caminhonetes). Os pneus têm uma escrita na sua lateral, juntamente com a medida e códigos que indicam para qual tipo de carros eles servem.
P: ideal para carros de passeio
LT: indicado para caminhões leves e alguns modelos de SUVs
ST: ideal para reboques e motor-homes
C: usados em caminhões grandes, vans, pick-ups maiores
No site da Saga Pneus você pode filtrar os pneus disponíveis de acordo com a categoria de carro que você escolher, facilitando a navegação e decisão.
- Atente-se a medida do pneu
Já explicamos neste artigo aqui que todo pneu possui as medidas estampadas na faixa lateral. A medida do pneu é uma sequência de números e letras e serve como o ‘RG’ dele.
Vamos tomar o pneu da foto como exemplo.
195 é a largura do pneu em milímetros.
55 é o perfil do pneu e diz respeito a altura lateral do pneu em porcentagem, ou seja, indica que a faixa lateral do pneu tem 55% da largura da banda de rodagem, configurando um pneu de perfil alto.
R refere-se a radial, que significa o tipo de construção do pneu, como os fios de aço estão dispostos na carcaça do pneu. A maioria dos pneus atualmente são do tipo radial.
16 indica o diâmetro interno do pneu medido em polegadas, que configura também o diâmetro da roda.
87 refere-se a quanto de carga o pneu consegue aguentar. Sempre consulte o manual se precisar saber se o pneu está correto. Caso queira fazer a conta, considere que o peso total é a carga máxima somado ao peso do carro. Cada pneu deve suportar no mínimo ¼ desse valor.
V diz respeito ao índice de velocidade que o pneu consegue suportar e existem diversos índices diferentes, conforme essa tabela:
- Entendendo os tipos de pneus
Pneu de passeio: Os pneus de passeio são ideais para carros pequenos, sedãs, SUVs e minivans, geralmente projetados para proporcionar uma condução suave e silenciosa com tração confiável e desgaste duradouro do pneu. Esses pneus não são projetados para suportarem altas cargas e não devem ser utilizados em grandes vans ou caminhões pesados. Os pneus de passeio são adeptos a andar em chuva e em tempo seco, funcionam relativamente bem em estradas e o preço é mais acessível. Os pneus dentro dessa categoria são: pneus touring, que são ideais para vias pavimentadas; pneus de alta performance (UHP), ideais para rodarem na pista para aqueles que desejam atingir uma performance melhor com o carro, porém não são pneus ideais para estradas de terra;
Pneus de carga: como o nome diz, os pneus de carga são destinados a suportar cargas mais pesadas para SUV, vans e caminhonetes maiores e são mais duradouros.
Pneus de uso misto: indicado para veículos que podem transitar entre vias pavimentadas e estradas de terra ou off-road.
- Escolha a banda de rodagem correta
A banda de rodagem é responsável pela tração, boa frenagem, dirigibilidade, funcionamento dos freios, capacidade de dispersão de água e quilometragem ideal para cada tipo de veículo. Dito isto, é um componente que precisa ser muito bem definido na hora de comprar pneus.
A banda de rodagem varia de pneu para pneu, definindo qual tipo de estrada o carro deve rodar. Existem pneus com sulcos projetados para dias de chuva, outros pneus com sulcos projetados para estradas de terra ou off-road e os mais comuns que são ideais para asfaltos secos. No entanto, as bandas de rodagem não são diferentes somente nos sulcos mas também na largura do pneu. Quanto mais largo o pneu for, mais estabilidade ele irá oferecer, porém, mais difícil será para conduzi-lo. É importante que o motorista saiba o que deseja priorizar no seu tipo de condução.
- Verifique a certificação INMETRO no pneu
A etiqueta do Inmetro é um certificado indispensável para se considerar na hora de comprar novos pneus. Ela é responsável por indicar três fatores importantes: a resistência do pneu ao rolamento, a aderência em pistas molhadas e ruído externo.
O primeiro diz respeito a facilidade com que o pneu roda em torno do rolamento, isto é, quanto menos resistência tiver, mais eficiente é o pneu e isso resulta em uma maior economia de combustível para seu carro. A escala dessa medida vai de A à G, sendo A a mais eficiente e G menos eficiente.
A aderência do pneu em casos de chuva é muito importante também pois diz respeito a segurança que o pneu fornece ao veículo e seus passageiros. A escala vai de A à G também, sendo A com mais eficácia e G com menos eficácia. Sendo assim, quanto maior a aderência do pneu em uma pista molhada, menor a distância que o veículo vai percorrer durante a frenagem, além de melhorar a estabilidade nas curvas.
Por último, o ruído externo refere-se ao barulho provocado pelo pneu durante seu uso na pista. Os pneus que fazem mais barulho, isto é, os pneus que possuem mais decibéis (dB) são menos eficientes. Existe um limite máximo de ruído que um pneu pode emitir:
- Veículos de Passageiros: 75 dB
- Veículos Comerciais Leves (Utilitários): 77 dB
- Veículos Comerciais (Ônibus e Caminhão): 78 dB
Confira uma imagem do certificado Inmetro com os pontos que mencionamos:
Agora que você já sabe os principais pontos de como comprar o pneu correto, confira o site da Saga Pneus, lá você consegue pesquisar de acordo com a marca que seja, com o tipo de carro que possui ou até mesmo pelo aro do pneu.