Dicas para aproveitar ao máximo o Ironman Brasil

Dicas para aproveitar ao máximo o Ironman Brasil

 

Veja como melhorar sua experiência no Ironman Brasil 

com essas dicas da Saga Moove!

 

Desde 1981 o Ironman Brasil reúne a elite de atletas profissionais e amadores que buscam superar seus limites. O evento é um dos mais importantes do triatlon mundial, por isso cada detalhe conta para aproveitar ao máximo essa experiência.

Mas se a cultura esportiva é um estilo de vida que envolve muito preparo físico e disciplina, também chega na frente quem sabe tomar decisões importantes sobre os melhores equipamentos, vestuários e acessórios. Eles também influenciam na performance do atleta, assim como a alimentação e o descanso adequados.

Esses múltiplos aspectos fazem com que a preparação seja constante, com insights tirados de cada história. Afinal, claro que as vitórias são importantes, mas é com os erros que as lições são aprendidas. 

Por isso, nós hoje separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo sua experiência, principalmente se for o seu primeiro Ironman Brasil, e melhorar cada vez mais sua performance.

 

Confira as etapas essenciais encarar para o maior desafio esportivo do mundo

 

O Ironman Brasil é composto por uma série de eventos do Circuito Ironman. Tradicionalmente tem sido cinco do Ironman 70.3 ou Half Ironman (triatlon de meia distância) e um do tradicional Itaú BBA Ironman, que este ano ofertou 80 vagas (40 masculinas e 40 femininas) para o campeonato esportivo mundial em Kona, no Hawai, e em Nice, na França. 

Aliás, 2023 está estreando o novo formato de co-sedes, com homens e mulheres disputando em países distintos. No último dia 10 de setembro o francês Sam Laidlow ganhou a medalha de ouro do campeonato masculino em Nice, com o tempo de 8h6m22s. A etapa feminina, em Kona, acontece no dia 14 de outubro.

Mas como esses “homens de ferro” conseguem esses resultados impressionantes? Veja algumas dicas específicas do que deve ou não ser feito em cada etapa para tornar sua experiência ainda mais proveitosa.

 

Preparação física

 

Tecnicamente, a prova do Ironman 70.3 é acessível a todos os níveis de atletas. São 113 quilômetros totais, geralmente distribuídos em: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Já o Ironman tradicional é bem mais pesado, totalizando 226 Km, sendo 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida.

Seja qual for, a preparação física de cada etapa é fundamental, mas as dicas a seguir podem fazer uma grande diferença. O ideal é, no mínimo, de 12 a 16 semanas de treinamento, inclusive tentando otimizar ao máximo as transições. Elas podem significar minutos valiosos na contagem final.

 

Veja algumas dicas para cada modalidade

 

Natação - A natação é cerca de 10% do tempo total da prova, então nadar rápido é, realmente, fundamental. Mas não treine apenas na piscina, o treino em águas abertas é fundamental. 

Se você conseguir ser 15 minutos mais rápido, vai começar a pedalar na prova seguinte muito mais descansado. Haverá menos fadiga muscular e os batimentos cardíacos estarão mais baixos. Com isso, você vai acabar ganhando mais tempo também no ciclismo e na corrida.

 

Ciclismo - É a parte mais longa da prova, então toda atenção é pouca. Estude a altimetria e a natureza técnica do percurso e saiba identificar sua dificuldade para que ela seja trabalhada. 

Ou seja, não adianta ser muito bom em escalada, se vai perder minutos preciosos em descidas muito longas e técnicas. E escolha uma etapa cujo percurso seja mais favorável a você.

Treine também como beber e comer na bike sem perder muito ritmo. E não esqueça que a escolha da bicicleta de alta performance é fundamental para o melhor desempenho nos treinos e provas.

 

Corrida - Como é a última parte da prova, é uma parte crucial para a classificação do atleta. Inclua treinos de resistência depois dos exercícios de cada modalidade. No caso da corrida, fortaleça as pernas, a mobilidade do quadril e a estabilidade do tronco e ombros.

A dica é correr de duas a três vezes na semana, aumentando a quilometragem de acordo com a melhora da sua resistência. Para avançar na distância, o gatilho para melhorar o seu treino é conseguir completar 5 km em 30 minutos.

A posição do corpo é muito importante. A dica é inclinar o tronco levemente, relaxar as mãos e deixar os braços acompanharem para frente e para trás ajudando a impulsionar naturalmente as passadas. Na última semana, o treino deve ser apenas de manutenção.

 

Nutrição e hidratação

 

Não ter uma estratégia de hidratação é um erro que pode custar caro na prova. Não espere ter sede, faça um planejamento calculado de quando repor água e eletrólitos, fracionando bem os volumes. 

Repor a energia durante o Ironman Brasil é vital. Treine como levar comida nas bolsas da bike e nos bolsos da roupa. Mas evite a ingestão de novos alimentos na véspera da prova para evitar desconfortos estomacais e intestinais desnecessários.

 

Equipamento e vestuário

 

Bolhas e assaduras são problemas comuns por causa da água do mar que deixa a pele mais áspera no atrito com a roupa e os equipamentos. A dica é usar um creme específico para isso.

Mas a escolha da roupa também influencia decisivamente no conforto. Opte por peças de neoprene e tecidos tecnológicos com inovações, como Coldblack, que reflete o calor solar em vez de absorvê-lo, tecnologia anti-UV, pad Vapor que melhora a sentada, etc.

A escolha do capacete também é fundamental. Ele precisa ser confortável, resistente e ter um sistema de ventilação eficiente, com tecnologias como o  Fluid Carbon 12 absorve mais energia de um impacto do que os materiais tradicionais, por exemplo.

Já a escolha da bike certa é vital. Tanto para treinos quanto para o Ironman Brasil, opte por uma bicicleta de alta performance que ofereça toda a segurança, conforto e tecnologia necessária para potencializar o seu desempenho ao máximo.

E não esqueça de testar todas as roupas e equipamentos antes da prova. Nada deve ser novo demais que possa causar algum desconforto.

 

Estratégias de corrida

 

O treinamento é importante, mas o equilíbrio na vida pessoal é fundamental. Então reserve também tempo para a família, feriado com as crianças, jantares a dois e cineminha. Tudo faz parte de uma mesma harmonização essencial para um bom resultado no Ironman Brasil.

Prepare-se mentalmente para a prova tendo consciência de que um Ironman Brasil é um longo dia em que vários imprevistos podem acontecer. Esteja preparado psicológica e emocionalmente para que alguma coisa não dê certo - e saiba superar mais esse desafio.

 

Logística do evento

 

Não deixe nada para em cima da hora. Estude o local do Ironman Brasil em detalhes: onde ficar, quanto tempo até o local da prova, mudanças no trânsito e volume estimado do tráfego, como chegar e onde estacionar, para onde se dirigir, procedimentos de registro, etc. 

 

Experiência pós-Ironman Brasil

 

Depois do Ironman Brasil, é hora de uma avaliação da sua performance em todos os sentidos. Se você acha que não se saiu bem, não se culpe. 

Analise com calma o que pode ser melhorado, avaliando todos os aspectos que podem ter influenciado no resultado: nutrição, clima, equipamento, vestuário, planejamento e execução da estratégia, escolha da bicicleta, etc.

Treinar mais para o próximo ano nem sempre é o ideal, porque volume não significa qualidade. Avalie também a resposta do seu organismo ao que foi executado e adapte o que for necessário para o próximo Ironman Brasil.

 

Para bicicleta de alta performance, conte com a Saga Moove

 

Participar do primeiro Ironman Brasil é uma experiência incrível, mas apenas o início de uma jornada que pode levar você bem mais longe. É estar entre os melhores atletas do mundo, homens e mulheres de ferro que aprendem a testar limites, superar obstáculos e ir cada vez mais além. 

Mas assim como um bom preparo físico, emocional e psicológico, contar com bom equipamentos é fundamental. Uma bicicleta de alta performance de qualidade, por exemplo, é crucial para a perna mais longa do campeonato esportivo, desde a fase de treinos até a disputa final.

E você pode contar com a Saga Moove para ajudar você nessa jornada. Além das bikes mais modernas, seguras e poderosas para triatlon, você ainda encontra acessórios e roupas que vão te ajudar a chegar no pódio.

 

Venha conhecer nossas bicicletas de alta performance em nosso site e aproveite para escolher as roupas e acessórios perfeitos para potencializar seus treinos!

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