Os melhores destinos para o ciclismo

 Os melhores destinos para o ciclismo

Quer deixar seus treinos mais interessantes? Conheça alguns dos melhores destinos para ciclismo e aproveite muito mais sua pedalada!

 

Já imaginou explorar o mundo fazendo o que mais gosta? Para quem ama pedalar, nada como combinar treino e aventura através dos melhores destinos para ciclismo.

 

E o que não faltam são lugares maravilhosos que ficam ainda mais bacanas de bike. O vento suave no rosto ao longo de um calçadão na praia, a adrenalina na veia descendo montanhas em alta velocidade ou uma longa pedalada entre cidades passando por campos verdejantes são apenas algumas das opções.

 

Além de sustentável, conhecer os melhores destinos para ciclistas mundo afora proporciona uma experiência única, repleta de emoções, paisagens deslumbrantes e, quem sabe, novas e importantes amizades.

 

Conheça alguns desses destinos para ciclismo muito especiais e comece a arrumar a mala!

 

O que considerar para escolher o destino ideal?

 

Pedalar por lugares diferentes é uma forma de se conectar com a natureza ao mesmo tempo em que conhece novas culturas. Mas é importante escolher o melhor destino para ciclismo de acordo com o seu perfil. 

 

Das rotas turísticas às trilhas mais escondidas, há vários fatores que precisam ser considerados. Um deles é a sua habilidade na bike, porque a ideia é relaxar e se divertir explorando novas paisagens. Então nada de extrapolar seus limites para não acabar estressando corpo e mente e estragar a viagem. 

 

Além disso, também é importante pensar no orçamento. Se a grana estiver curta, lembre-se que sempre há lugares belíssimos e inexplorados por você até perto da sua casa. O Brasil reserva surpresas incríveis em paisagens maravilhosas para todos os níveis e tipos de pedalada.

 

E não esqueça de considerar o clima na época do ano escolhida, a reserva das passagens, hospedagens e nível de estrutura que vai encontrar em cada lugar que visitar. A dica, então, é fazer um pequeno roteiro do destino escolhido e pesquisar também se há regulamentações locais que precisam ser respeitadas.

 

5 lugares no Brasil

 

O Brasil é um país de dimensões continentais que oferece alguns dos melhores destinos para ciclistas de todos os tipos e níveis de habilidade. A Saga Moove separou 5 lugares incríveis e que ficam ainda melhores em duas rodas!

 

1 - Estrada Real: de Paraty (RJ) a Diamantina (MG)

 

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil, totalizando 1.600 Km entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Mas o trecho entre Paraty (RJ) e Ouro Preto (MG), conhecido como Caminho Velho ou Caminho do Ouro, é um dos melhores destinos para ciclismo e merece atenção especial.

 

O trecho passa por 27 cidades, totalizando 710 Km de viagem. Destes, 320 Km são de subidas e descidas, 586,5 de estrada de terra, 75,5 km asfaltados, 10 km de calçamento e 38 Km de trilha.

 

A trilha que liga Ouro Preto a São Bartolomeu (18 km) é considerada de grande dificuldade. Em compensação, entre Mariana e Ouro Preto são apenas 11 Km de uma trilha para todas as idades. 

 

A melhor época do ano é entre abril e setembro, quando chove menos. E fica a dica: de Ouro Preto a Paraty a altimetria está a favor do ciclista, já que ele vai sair de 1.800m para o nível do mar.

 

2 - Circuito do Vale Europeu (SC) 

 

O Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina, foi o primeiro circuito do Brasil feito especificamente para o cicloturismo. Ele parte da cidade de Timbó, a 30 Km de Blumenau, e segue por 300 Km por entre cachoeiras, riachos e muito verde da Mata Atlântica. 

 

Inaugurada em 2006, a trilha é toda sinalizada em amarelo, e percorre cidadezinhas colonizadas por europeus. Vale lembrar que em alguns locais mais altos não há sinal de celular, mas há boa estrutura de pousadas e hostels, mas é bom fazer a reserva com antecedência. 

 

No inverno, a temperatura pode chegar a 2ºC na Serra, mas entre outubro e março o clima é mais quente.

 

3 - Campos do Jordão (SP)

 

A 170 Km de São Paulo, Campos do Jordão é um dos melhores destinos para ciclistas com crianças. Além de a cidade ser uma delícia, as trilhas do Horto Florestal são bem acessíveis e seguras, ideais para a garotada treinar na bicicleta

 

No inverno o clima europeu da cidade é uma atração para quem gosta de pedalar a dois. E para quem tem pouca prática, a dica são as trilhas do Zoom Bike Park, com 32 Km de single tracks. 

 

Já a trilha do Zig-Zag é uma das mais procuradas, 1.659 m acima do nível do mar em seu ponto mais alto. Com 15 Km é considerada difícil e termina na Cachoeira do Lajeado. E não deixe de conferir a Big Biker, cujo percurso de mais de 100 Km está no circuito de maratonas desde 2001.

 

4 - Rota do Descobrimento (BA)

 

Caraíva, Trancoso e Arraial D’Ajuda estão entre as mais belas praias do país - e também na Rota do Descobrimento, na Bahia. O destino para ciclismo é considerado um dos mais bonitos do planeta, indo de Prado a Santa Cruz Cabrália em cerca de 125 Km de praias, falésias, cachoeiras e flora e fauna impressionantes. 

 

A Costa do Descobrimento tem trilhas que podem ir de 11 a 75 km e é considerada pela Unesco Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

 

5 - Estrada Salesópolis - Caraguatatuba (SP)

Com 75 Km de estrada de terra, a Estrada Salesópolis-Caraguatatuba também é conhecida como Estrada da Petrobras porque segue os tubos do oleoduto da Petrobras. 

 

É considerada uma das mais bonitas descidas de serra do país, atravessando o Parque Estadual da Serra do Mar. A trilha é para mountain bike, com bom grau de dificuldade, especialmente nos primeiros 40 km, que tem muitas pedras e erosões. Com algumas paradinhas para fotos e lanches, o trajeto é feito em quase 8 horas de pedalada.

 

5 Regiões internacionais

 

Para quem também se encanta com as belíssimas paisagens do Tour de France, em julho, os destinos para ciclismo internacionais também são uma ótima opção. Nós também separamos 5 deles para você escolher.

 

1 - Travessia dos Pirineus (Espanha e França)

 

Se o seu negócio é mountain bike, a travessia dos Pireneus é um dos melhores destinos para ciclismo. A experiência nas trilhas é simplesmente apaixonante, atravessando os Pirineus catalães e franceses. 

 

Há vários trajetos para a travessia dos Pirineus, o maior deles com cerca de 800 Km a cerca de 15 mil metros de altitude. São em média 7 dias para nível avançado de MTB

 

Ao longo da cordilheira você vai ver montanhas nevadas, vilas romanas, castelos e, inclusive, icônicos trechos do Tour de France.

 

2 - Carretera Austral (Chile)

 

A Carretera Austral ou Rota 7, sai do sul do Chile por 1.200 km rumo à Patagônia rural. A rota mais comum dos ciclistas é de Puerto Montt no Chile a Villa O’Higgins, mas muita gente opta por cruzar a fronteira com a Argentina e estender o percurso até El Chaltén.

 

A diversidade ecológica da região é deslumbrante, com cavernas de mármore, golfinhos e cachoeiras glaciais. De dezembro a fevereiro é a temporada de verão, ideal para as pedaladas pelo clima mais seco e ameno.

 

Mas fazer a Carretera de bicicleta não é para os fracos: é preciso bastante planejamento, porque o trajeto passa por regiões pouco habitadas e acampamentos selvagens.

 

3 - Copenhagen (Dinamarca)

 

Considerada a cidade mais bike friendly do mundo, sem dúvida Copenhagen é um dos melhores destinos para ciclistas que amam o ciclismo urbano. Afinal, pedalar pela cidade já faz parte da cultura da população, que conta com cerca de 429 km de ciclovias espalhadas pelas belíssimas ruas. 

 

Considerada modelo de vida, em Copenhagen 62% da população usam a bike para se locomover para o trabalho ou a escola, contra apenas 9% usam o carro.

 

Lá, inclusive, você vai encontrar um sistema automatizado para semáforos que prioriza os ciclistas dando alguns segundos de vantagem e até pontes exclusivas para quem está pedalando.

 

4 - Whistler (Canadá)

 

Mais um destino perfeito para os adeptos do mountain bike. Em Whistler, a grande atração são as várias trilhas do Whistler Bike Park, cuja melhor temporada é de maio a outubro, quando a neve derrete e as trilhas aparecem. 

 

Mas atenção, porque o Garbanzo, teleférico que leva para as pistas de maior dificuldade, fica aberto somente entre o final de junho e o meio de setembro, no chamado grande verão.

 

Aliás, o lugar é considerado o melhor bike park do mundo. E fica a dica: as trilhas Crabapple Hits e Dirt Merchant são as preferidas dos ciclistas de elite.

 

5 - Manali (Índia)

 

A estrada entre Manali e Lé é o nosso quinto destino para ciclistas no exterior, especial para quem já é experiente no mountain bike. E não é à toa, Manali é conhecida como a “porta de entrada” para o Himalaia.

 

Então prepare-se, porque no percurso está a poderosa Khardung La, uma passagem de montanha que é considerada a mais difícil e alta do mundo. 

 

A travessia de Manali-Lé tem um nível de dificuldade tão grande que é considerada a expedição “pai” de todas as outras do planeta, chegando a 5.360 m de altitude máxima. 

 

Domine a estrada com a Saga Moove

 

A combinação de turismo e ciclismo ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo e há destinos para ciclistas de todos os tipos e níveis de habilidade. Assim, além de aumentar a conexão com a natureza e melhorar a prática esportiva, você ainda conhece novas culturas e lugares impressionantes.

 

Compartilhe essas dicas de melhores destinos para ciclismo com seus amigos e continue aproveitando as dicas da Saga Moove no nosso Blog!

Did you find it helpful?
LIKE
DISLIKE