O cuidado com o estado dos pneus do automóvel é uma tarefa importante para vários motoristas, pois pneus danificados, carecas ou com bolhas causam vários riscos, multas e até um aumento no consumo de combustível.
Existem alguns fatores que devem ser observados para saber a hora ideal para troca, assim como a maneira que o motorista dirige o carro, a quantidade de carga transportada, estradas nas quais o veículo trafega, tipo do pneu e manutenção, e etc.
Em qual momento é preciso fazer a trocar os pneus? Essa é uma dúvida que permeia muitos motoristas. Mas calma, vamos te ajudar a verificar os pneus para saber se está na hora de trocá-los.
O perigo de pneus avariados
Os pneus são peças fundamentais para a segurança dos veículos, garantindo aderência e estabilidade na estrada ou na cidade, desde que estejam em boas condições de uso.
Podendo apresentar alguns danos como, deformação, perfuração ou rasgo. Em razão disso, sempre é bom verificar os pneus pelo menos uma vez ao mês ou antes de qualquer viagem longa.
Feito para aumentar o controle do motorista sobre os veículos e com a presença de sulcos, conseguem realizar essa tarefa mesmo em pistas molhadas. O problema é que, quando os pneus estão carecas e portanto, sem a presença de sulcos, essa característica deixa de existir.
Cheque de quilometragem e validade
Entenda que a troca dos pneus na hora certa é uma boa para sua segurança e também para seu bolso. Os primeiros aspectos a serem observados para identificar o momento da troca são a validade e a quilometragem suportada pelo pneu.
O primeiro dado é bastante simples e vem identificado no momento da compra: em geral, os jogos de pneus tem validade de 5 anos. O fabricante também pode identificar qual a quilometragem máxima que determinado pneu consegue rodar sem perder o seu grau de segurança.
Entretanto, quando o pneu completa 5 anos é preciso que um profissional avalie suas condições pelo menos uma vez ao ano.
Verifique a banda de rodagem
Para saber se há desgaste no pneu primeiramente é preciso achar o local que está o indicador de Desgaste da Banda de Rodagem: o TWI (Tread Wear Indicator).
A banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato direto com a pista. Nela, estão presentes os sulcos, canais em baixo-relevo que escoam a água em caso de pista molhada. Quanto mais desgasta a banda de rolagem, menor a profundidade dos sulcos e portanto, menor a capacidade de dispersão de água.
Mesmo que os problemas sejam causados por outros aspectos (como problemas na suspensão), um veículo desalinhado ou mal balanceado fatalmente vai prejudicar a eficiência e durabilidade dos pneus. Então sempre que um problema aparecer, procure ajuda especializada de um mecânico e conte sempre com a Saga Pneus para adquirir pneus de melhor qualidade.