Qual momento ideal para troca dos seus Pneus? Conheça 3 sinais

Qual momento ideal para troca dos seus Pneus? Conheça 3 sinais

O cuidado com o estado dos pneus do automóvel é uma tarefa importante para vários motoristas, pois pneus danificados, carecas ou com bolhas causam vários riscos, multas e até um aumento no consumo de combustível. 

Existem alguns fatores que devem ser observados para saber a hora ideal para troca, assim como a maneira que o motorista dirige o carro, a quantidade de carga transportada, estradas nas quais o veículo trafega, tipo do pneu e manutenção, e etc. 

Em qual momento é preciso fazer a trocar os pneus? Essa é uma dúvida que permeia muitos motoristas. Mas calma, vamos te ajudar a verificar os pneus para saber se está na hora de trocá-los. 

 

 O perigo de pneus avariados  

 

Os pneus são peças fundamentais para a segurança dos veículos, garantindo aderência e estabilidade na estrada ou na cidade, desde que estejam em boas condições de uso. 

 

Podendo apresentar alguns danos como, deformação, perfuração ou rasgo. Em razão disso, sempre é bom verificar os pneus pelo menos uma vez ao mês ou antes de qualquer viagem longa.

 

Feito para aumentar o controle do motorista sobre os veículos e com a presença de sulcos, conseguem realizar essa tarefa mesmo em pistas molhadas. O problema é que, quando os pneus estão carecas e portanto, sem a presença de sulcos, essa característica deixa de existir. 

 

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Cheque de quilometragem e validade 

 

Entenda que a troca dos pneus na hora certa é uma boa para sua segurança e também para seu bolso. Os primeiros aspectos a serem observados para identificar o momento da troca são a validade e a quilometragem suportada pelo pneu. 

 

O primeiro dado é bastante simples e vem identificado no momento da compra: em geral, os jogos de pneus tem validade de 5 anos. O fabricante também pode identificar qual a quilometragem máxima que determinado pneu consegue rodar sem perder o seu grau de segurança.

 

Entretanto, quando o pneu completa 5 anos é preciso que um profissional avalie suas condições pelo menos uma vez ao ano. 

 
 
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 
 

Verifique a banda de rodagem  

 

Para saber se há desgaste no pneu primeiramente é preciso achar o local que está o indicador de Desgaste da Banda de Rodagem: o TWI (Tread Wear Indicator). 

 

A banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato direto com a pista. Nela, estão presentes os sulcos, canais em baixo-relevo que escoam a água em caso de pista molhada. Quanto mais desgasta a banda de rolagem, menor a profundidade dos sulcos e portanto, menor a capacidade de dispersão de água.

 

Mesmo que os problemas sejam causados por outros aspectos (como problemas na suspensão), um veículo desalinhado ou mal balanceado fatalmente vai prejudicar a eficiência e durabilidade dos pneus. Então sempre que um problema aparecer, procure ajuda especializada de um mecânico e conte sempre com a Saga Pneus para adquirir pneus de melhor qualidade.

 

 

 
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 
 
Did you find it helpful?
LIKE
DISLIKE